quinta-feira, 22 de maio de 2008

PROVITA NO CORPUS CHRISTI

















A arte dos Tapetes de Rua na festa de Corpus Christi


A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem à comemoração do Corpus Christi.

Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e constam de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes, como por exemplo, Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrada desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. Veja a seguir algumas cidades onde é possível encontrar esse tipo de arte popular.

Aqui em Itapema SC a manifestação foi promovida pela Paróquia Santo Antonio da igreja matriz ,reunindo muitos fiéis na elaboração do tapete e na procissão.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL PROVITA INAUGURADO .SUCESSO!!



















O EVENTO REUNIU GRANDE REPRESENTATIVIDADE DA SOCIEDADE ITAPEMENSE E DE SANTA CATARINA, BEM COMO AUTORIDADES DO TRATO NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, CORONEL WALMOR MACHADO PIONEIRO DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS DE SANTA CATARINA, DR. SANTOS NETO MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES, REPRESENTANTES DE ENTIDADES ECUMENICAS , O PREFEITO SABINO BUSSANELLO, QUE ASSINOU CONVENIOS COM O CENTRO DE REFERÊNCIA , REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO CULTURAL, ARTISTAS, MUSICOS E UM GRANDE NUMERO DE PESSOAS , LOTANDO O NOSSO ESPAÇO.

OS NOSSOS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODA A SOCIEDADE ITAPEMENSE.

















sábado, 10 de maio de 2008

MATÉRIA DO JORNAL O ATLÂNTICO.A INAUGURAÇÃO













www.oatlantico.com.br

Geral


Provita completa 10 anos

Fazenda de recuperação do Provita

Na próxima terça-feira o Projeto Vida Itapema (Provita) completa 10 anos. Desde sua fundação o Provita já ajudou centenas de pessoas na recuperação de drogas, com a ajuda do programa amor exigente o Provita além de recuperar o dependente químico, recupera a família em seu contexto, "Não adianta o dependente se tratar se não houver o apoio familiar, que é um ponto crucial na recuperação", disse Marlete Luciano coordenadora administrativa.

Centro de Referência Cultural Provita

A fazenda de recuperação fica no Bairro Alto Areal, hoje estão em recuperação 24 pacientes, que seguem um programa. Primeiramente é feita uma triagem com a conscientização do dependente e assim então são impostas regras, as três básicas são, trabalho, disciplina e oração, este último quesito ajuda o dependente a se agarrar na fé, são ministrados cultos e palestras de várias religiões como: luterana, espírita, evangélica, católica e presbiteriana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) somente 10% dos dependentes que procuram ajuda se recuperam, e uma das regras do Provita é, só se pode ir para o programa duas vezes. Isso faz com que os dependentes se dediquem e se conscientizem que devem precisam se recuperar pra voltar ao convívio social. O interno fica seis meses na fazenda, depois de três meses ele pode sair todo mês cinco dias, "isso faz com que o dependente seja inserido na sociedade novamente", explicou Marlete. Na fazenda existe setores e etapas, e são aplicados os 12 passos e os 12 princípios do amor exigente. O Trabalho é um ponto fundamental, assim o dependente ocupa sua mente e descobre que pode ser útil. Todos os internos são homens e a maioria é dependente de álcool e crack.

Quando sai do programa o dependente recebe um certificado, após cinco meses fora do Provita e se estiver em sobriedade ele recebe a graduação. Esse será um evento que acontecerá no dia 13 para as comemorações do aniversário, na ocasião três receberam a graduação e cinco terminam o programa e recebem o certificado.

Segundo o coordenador geral do Provita, Sergio César Soares, eles tem conhecimento de 38 pessoas que participaram do programa e estão em sobriedade, todos estão convidados a participar das comemorações do dia 13. Sérgio conheceu o programa, pois era dependente, hoje, depois de nove anos de sobriedade é voluntário, pois viveu esse programa. "Conhecemos o Provita pela dor e continuamos pelo amor" disse Marlete sua esposa.

Todos estão convidados a participar da festa do Provita, que será dia 13 de maio às 18h30min na sede administrativa, que fica na Rua 615 número 39 Bairro Tabuleiro dos Oliveiras, autoridades como: Santos Neto, Serginho, do amor exigente, Coronel Valmor, pioneiro em projetos terapêuticos, entre outros.

Neste dia também será inaugurado o Centro de Referência Cultural Provita, que funcionará na sede administrativa, onde os ex-internos poderão trabalhar e expor seus trabalhos artesanais. Coordenado por Djalma e Soraya Amaral esse programa visa fazer um resgate cultural da nossa região, oferecer cursos, oficinas, um mural com as atividades culturais do município e um brechó, onde será comercializado o trabalho. Para isso pretendem contar com a sociedade em geral, que voluntários ministrem cursos para os internos e também participem do projeto. Eles pretendem montar oficinas de todos os tipos de artesanatos, e assim aplicar a laborterapia (terapia do trabalho). Quem tiver interesse pode procurar o Djalma ou a Soraya na sede.

ÁLCOOL

Segundo os coordenadores, o maior problema hoje de dependência é de álcool. Como é considerada uma droga lícita é muito mais difícil a aceitação da doença pelo dependente. "Até mesmo a família não acredita que seu ente está dependente de álcool, tornando essa à dependência mais complicada de se conscientizar", explicou Marlete.

No mesmo dia 13, às 19h15min, irá acontecer uma palestra na Univali, "Mídia X Alcoolismo, vencendo preconceitos". Os palestrantes José Augusto Soavinski, Jornalista e Éverson Buchi, médico psiquiatra falarão sobre o alcoolismo e as visões da mídia a respeito dessa doença que atinge grande parte da população brasileira. A palestra contará também com depoimentos de representantes do AA e debate com a platéia.

Paula Morejano



domingo, 4 de maio de 2008

PORTO BELO PRAIAS

ENTREVISTA À RÁDIO POP FM 98,9 PROGRAMA CENTRAL DE JORNALISMO


















Entrevista a Gilson Aguiar do Programa Central de Jornalismo da Rádio FM POP 98,9 no dia 30 de abril de 2008, divulgou o evento comemorativo de 10 anos do PROJETO VIDA ITAPEMA-PROVITA, anunciando a programação e a inauguração do CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL PROVITA,com a presença de Marlete Benta Luciano, Sérgio Soares, Bernadete, Kaki, Djalma Amaral e Soraya Amaral (fotógrafa)

Agradecemos à Rádio FM POP 98,9 de Porto Belo SC o espaço cedido dentro de sua programação para divulgação deste evento, em especial ao Sr Gilson Aguiar locutor do programa.