domingo, 28 de setembro de 2008

SALVE..SALVE.. NOSSA CULTURA!!!













" O BOI FOI SEQUESTRADO!!
NINGUÉM SABE..NINGUÉM VIU.. MAS DIZEM POR AÍ QUE O VALOR DO RESGATE É MUITO ALTO.
OS PROPRIETÁRIOS ANDAM TRISTES...AHHH!! A MARICOTA VIVE AOS PRANTOS... A BERNÚNCIA...NEM TE CONTO... PERDEU A RAZÃO DE VIVER.....O CAVALINHO PERDEU SEU COMPANHEIRO FIEL...O DOUTOR SUMIU BEM ANTES!!!A VIÚVA ESTÁ INCONSOLADA... E O POVO QUE ARECIAVA, NÃO TEM MAIS NADA PRA VER.

VAMOS..VAMOS TODOS JUNTOS CANTAR PARA QUE ELE VOLTE!! QUEM SABE? EM BREVE MUITO BREVE ELE APARECE POR AQUI!!"
COMEÇA A DANÇA
        Vamos moreninha
        Vamos até lá
        Vamos lá na vila
        Só pra ver meu boi brincar
        Ai, ai, ai moreninha meu amor
        Ai, ai, ai meu boizinho é dançador
        Eu caio, eu caio na boca da noite
        Sereno eu caio
        A folha do limoeiro
        Tem cheiro de limão
        Morena me da um beijo
        Que eu te dou meu coração
                   
        ENTRA O BOI 
        O dono da casa da sua licença
        Pro meu boi brincar 
        Na sua presença
        Oi alevanta boi dourado
        Alevanta devagar
        Vem ca meu boi aiá
                   
        ENTRA O CAVALINHO
        O meu cavalinho
        Ele já chegou
        E o dono da casa 
        Já cumprimentou
                   
        QUANDO O CAVALINHO LEVA O BOI
        Lá vai, la vai, la vai deixa-lo ir
        Se tiver amor 
        Ele vai e torna a vir
        Lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, o la la 
                               
        ENTRA A CABRA
        É cabra, é cabra, é cabra, é cabra, é cabra
        É cabra, é cabra da um pulo é da um béé
        É cabra, é cabra o le le o la la
        É cabra, é cabra
        É cabra, é cabra quero ver ela pular
        É cabra, é cabra  
        Lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, lê, o la la
                   
        ENTRA A BERNUNÇA
        Tava deitado na cama
        Quando ouvi falar em guerra 
        Quando acaba era a bernunça
        Que vinha descendo a serra
        A bernunça é bicho brabo
        Que engolio mané joão
        Come pão, come bolacha
        Come tudo que eles dão
        Ole, ole, ole, ole, ola
        Arreda do caminho que
        A bernunça quer passar
                   
        ENTRA A MARICOTA
        Fizemos um baile bonito
        Fizemos um baile de cota
        Tá chegando a hora 
        De dança a Maricota
        Dona maricota 
        Nariz de pimentão
        Deixou cair as calças
        Bem no meio do salão
                   
        ENTRA O URSO
        CANTORIA DE DESPEDIDA
        Vamos embora minha gente
        Bananeira chorar chorar
        Um lugar bem diferente
        Bananeira chorar chorar
        Vamos embora minha gente
        Bananeira chorar chorar
        Aqui ta tão diferente
        Bananeira chorar chorar
        O dono da casa 
        Nosso boi já vai
        Nosso boi já vai 
        Que já tá na hora
        Eu caio eu caio
        Na boca da noite
        Sereno eu caio
        A folha do limoeiro
        Tem cheiro de limão
Morena me da um beijo

O boi-de-mamão inerentemente usa voluntários para protagonizarem o festejo, sendo que estes são postos sob as fantasias, que são feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano. Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernúncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viuva, o cavalinho, os outros bois, os corvos, podendo faltar algumas delas. Lembres, isso é um mito.

Um comentário:

S&D Artesanato disse...

Po legal essa matéria sobre boi de mamão infelizmente poucas pessoas sabem que ele existe, nem eu sabia.
Vai ser legal resgatar isso para o povo de Itapema.